R: Interface compreende toda a porção do sistema com o qual o usuário se relaciona mantendo contato físico ou conceitual durante a interação.
2. O que é Interação Usuário – Sistema
R: É tudo o que ocorre quando um humano e um computador (ou máquina) se unem para realizar tarefas, ou seja, é a comunicação entre duas entidades.
3. O que é usabilidade?
R: É a facilidade com que o usuário consegue se relacionar com o sistema, bem como a sua satisfação em decorrência desse uso.
4. O que são TICs?
R: TICs é a sigla para Tecnologia de Informação e Comunicação, essa tecnologia oferece maneiras mais eficientes de processar e trocar informações com diversos objetivos.
5. Quais são as seis etapas no SDLC? Dessas etapas qual se refere ao uso do software na pratica?
· Levantamento das necessidades
· Analise de alternativas
· Projeto
· Desenvolvimento
· Implementação
· Manutenção
Implementação e manutenção
6. Em relação à norma 9241 quais são os tipos de usuário existentes?
· Primários
· Secundários e Indiretos
7. Quais os benefícios do IHC?
· Aumentar a produtividade dos usuários;
· Reduzir o número e a gravidade de erros cometidos pelos usuários;
· Reduzir custos de treinamentos;
· Reduzir custo de suporte técnico;
· Aumentar as vendas e a fidelidade dos clientes.
8. Conceitue o modelo em Cascata.
R: É um modelo que tem suas atividades realizadas de forma sequencial sem que seja necessárias interações entre elas. As fases são:
· Modelagem do sistema: onde são identificados os requisitos do sistema, requisitos da informação e requisitos de negócios.
· Analise de requisitos: onde são modelados os requisitos de informação funcionais, comportamentais, de desempenho e de interface do software.
· Projeto: onde são planejados as estruturas de dados, a arquitetura do sistema e o comportamento é mapeado em procedimentos.
· Codificação: onde o projeto é transformado em linguagem de programação, aquela em que o computador compreende.
· Teste: onde são feitas as verificações s e validações do software.
· Manutenção: onde garantimos a usabilidade do software.
Apesar de ter sido muito usado hoje ele não é amplamente utilizado.
9. Conceitue o modelo em protótipo
R: É um modelo em que o desenvolvedor interage diretamente com o usuário, escutando seus pedidos e desenvolvendo, imediatamente um protótipo do produto desejado. Utilizando esse protótipo e as novas informações que o usuário lhe falará o desenvolvedor atualiza o sistema, adapta e implementa no software em tempo de projeto e desenvolvimento.
10. Conceitue o Modelo em Espiral
R: É um modelo que foi desenvolvido em ciclos onde os ciclos influencia um no outro. Tem como atividades principais: planejamento analise de riscos, engenharia, avaliação do cliente, sendo que todas as atividades são repetidas até uma decisão ser tomada e o documento de especificação de requisitos ser aceito. Caso haja algum problema na documentação do projeto começa – se todas as etapas novamente.
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