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12 dezembro 2017

Exercícios de Interface Homem Computador

   

   1.     O que é interface?
R: Interface compreende toda a porção do sistema com o qual o usuário se relaciona mantendo contato físico ou conceitual durante a interação.

   2.     O que é Interação Usuário – Sistema
R: É tudo o que ocorre quando um humano e um computador (ou máquina) se unem para realizar tarefas, ou seja, é a comunicação entre duas entidades.

   3.     O que é usabilidade?
R: É a facilidade com que o usuário consegue se relacionar com o sistema, bem como a sua satisfação em decorrência desse uso.

   4.     O que são TICs?
R: TICs é a sigla para Tecnologia de Informação e Comunicação, essa tecnologia oferece maneiras mais eficientes de processar e trocar informações com diversos objetivos.

   5.     Quais são as seis etapas no SDLC? Dessas etapas qual se refere ao uso do software na pratica?
·        Levantamento das necessidades
·        Analise de alternativas
·        Projeto
·        Desenvolvimento
·        Implementação
·        Manutenção
Implementação e manutenção

   6.     Em relação à norma 9241 quais são os tipos de usuário existentes?
·        Primários
·        Secundários e Indiretos

   7.     Quais os benefícios do IHC?
·        Aumentar a produtividade dos usuários;
·        Reduzir o número e a gravidade de erros cometidos pelos usuários;
·        Reduzir custos de treinamentos;
·        Reduzir custo de suporte técnico;
·        Aumentar as vendas e a fidelidade dos clientes.
   
   8.     Conceitue o modelo em Cascata.
R: É um modelo que tem suas atividades realizadas de forma sequencial sem que seja necessárias interações entre elas. As fases são:
·        Modelagem do sistema: onde são identificados os requisitos do sistema, requisitos da informação e requisitos de negócios.
·        Analise de requisitos: onde são modelados os requisitos de informação funcionais, comportamentais, de desempenho e de interface do software.
·        Projeto: onde são planejados as estruturas de dados, a arquitetura do sistema e o comportamento é mapeado em procedimentos.
·        Codificação: onde o projeto é transformado em linguagem de programação, aquela em que o computador compreende.
·        Teste: onde são feitas as verificações s e validações do software.
·        Manutenção: onde garantimos a usabilidade do software.
Apesar de ter sido muito usado hoje ele não é amplamente utilizado.


   9.     Conceitue o modelo em protótipo

R: É um modelo em que o desenvolvedor interage diretamente com o usuário, escutando seus pedidos e desenvolvendo, imediatamente um protótipo do produto desejado. Utilizando esse protótipo e as novas informações que o usuário lhe falará o desenvolvedor atualiza o sistema, adapta e implementa no software em tempo de projeto e desenvolvimento.


10.     Conceitue o Modelo em Espiral

R: É um modelo que foi desenvolvido em ciclos onde os ciclos influencia um no outro. Tem como atividades principais: planejamento analise de riscos, engenharia, avaliação do cliente, sendo que todas as atividades são repetidas até uma decisão ser tomada e o documento de especificação de requisitos ser aceito. Caso haja algum problema na documentação do projeto começa – se todas as etapas novamente.

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