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03 fevereiro 2018

Formação Docente para a Diversidade


Esse é um resumo realizado do primeiro capítulo da disciplina de "Formação Docente para a Diversidade", com o intuito de responder as questões:
1 - Por que pensar a diversidade na educação?
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Segundo a Constituição Federal no artigo 5º todos os cidadãos têm direito a educação para ser construída e desenvolvida uma sociedade mais justa, solidária e livre, onde distribuirá tanto para o desenvolvimento pessoal/individual como para o desenvolvimento social. As escolas brasileiras possuem alunos com a maior diversas diferenças culturais, sociais, origens, credos, deficiências, etc; a escola e os professores precisam estar capacitados para receber esses alunos com igualdade e principalmente para ensina-los a integrar os colegas, de maneira que eles se sintam acolhidos e estimulados a estudar.
Atualmente as tecnologias disponibilizam todo o tipo de ensino para os jovens através da internet de maneira interativa, agradável e lúdica mas, antes esses ensinamentos estavam disponíveis apenas nas escolas. Por isso, os professore precisam aprender a integrar a tecnologia as suas aulas e deixa - la mais flexível e atrativa, que desenvolva as diferenças e compartilhe o desafio de aprender o que fazer adotando práticas atuais.
2 - Tendo como referência o projeto pedagógico de sua escola e seus planejamentos de aulas, observe como a escola valoriza em seus programas e atividades a diversidade cultural. Elabore um registro com comentários relacionados ao tema trabalhado.
Eu sou professora do curso técnico ministrando para eles as disciplinas especificas do curso de informática como por exemplo: informática básica, linguagem de programação, algoritmos, redes, entre outras, nessas disciplinas eles não tem oportunidade de mostrar sua diversidade cultural. Mas, tenho participado do Projeto Inclusão Social na Escola que envolve toda a comunidade escolar (pais, alunos, professores, moradores do bairro, etc) onde fazemos: apresentações culturais de cada estado (folclore local, comidas tipicas, linguajar, músicas, etc), apresentações raciais onde explicamos as diferentes existente entre as etinias e como eles se formaram, sempre mostrando para os alunos que elas não muda nada em nossa vida e que antes de tudo isso, somo todos Seres Humanos.
A escola onde eu trabalho possui mais de oito projetos envolvendo a comunidade e todas as turmas, vou citar aqui os três maiores:
  1. Horta Orgânica cultivada pelos alunos e funcionários da escola, e todos os alimentos produzidos ali são disponibilizados para a comunidade;  
  2. Mata Viva esse projeto tem como objetivo reflorestamento das arvores em nossa região deixando o nosso estado cada vez menos poluído, todos que quiserem podem participar. Viajamos reflorestando todas as empresas, fazemos doações de mudas, cultivamos arvores raras, abrimos as portas da escola para todos da comunidade, entre outas ações.
  3. E-Lixo é um projeto que tem como principal objetivo a retirada de produtos tecnológicos que agridem o meio ambiente de locais públicos, fazendas, casa e leva-los para a reciclagem em locais específicos e capacitados. Todos os alunos do curso técnico em informática e dos cursos regularem podem participar.



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