INTRODUÇÃO
Atualmente as universidades e escolas estão cada vez, inserido mais
metodologias EaD em suas aulas, como apoio para facilitar a aprendizagem do
conteúdo pelos estudantes, alguns exemplos de tecnologias usadas são: blogs,
videoblogs, sites, AVAs, telefones, etc. Mesmo que alguns estudantes e
professores ainda estejam estranhando essa inserção, é importante mostrarmos
para eles que essa é a nova realidade, as aulas estão caminhando para serem
cada vez mais virtuais, isso não significa que os estudantes não terão
acompanhamento de um professor.
“Mestre é aquele que, de repente, aprende” (GUIMARÃES ROSA, 1956 p. 16)
O livro-texto está organizado em quatro grandes capítulos bem explicativos e
exemplificados, para facilitar cada vez mais o seu aprendizado, são eles.
Unidade 1 - A Didática e a Docência
Unidade 2 - EaD
Unidade 3 - Fazendo EaD Acontecer
Unidade 4 - Ensino Presencial
Unidade 1 - Didática e a Docência
Didática é uma arte de ensinar ou orientar na aprendizagem de outra
pessoa. Técnica de dirigir a aprendizagem, também conhecida como
Processo de Ensino Aprendizagem. Vamos conhecer agora o que pensam dois
grandes estudiosos sobre o assunto:
Comenius, afirma que didática é: “um método universal de ensinar a todos.
E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons
resultados”.
Ainda pensando, sobre o significado da palavra didática, vários
educadores e pesquisadores estão procurando meios de melhorarem o ensino
para os nossos alunos, e segundo a professora pós-Doutora Vera Maria
Ferrão Candau, afirma:
“a didática precisa ser pensada como “uma reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica” (2012,p. 29)
Planejamento em EaD – Objetivos, conteúdos, procedimentos e
avaliações
Um planejamento de aula precisa ser minuciosamente pensando,
organizado. Ser e planejado para que tudo dê certo, isso não quer
dizer que não irão acontecer imprevistos mas, com um roteiro detalhado
será mais fácil reorganizar nesse momento mas, para isso, o seu
planejamento precisa ser flexível.
Ser flexível é preparar um material que possa ser alterado sempre que
der algum imprevisto, é ter um material reserva para uma eventualidade
como: os alunos não compreenderam completamente o conteúdo e preciso
explicá-lo de uma maneira mais fácil, preciso ter materiais extras. Se
caso planejou passar um vídeo durante a aula mas, não tem energia na
escola e os alunos precisam ver aquele conteúdo, em um planejamento
bem elaborado você terá algum plano B, C ou D para utilizar nesse
momento É fundamental que você prepare um material e:
considere sempre o que os alunos já sabem até o momento e a
relevância do conteúdo que será trabalhado:
- faça avaliações diagnósticas e formativas frequentemente;
- tenha sempre em mente quem é seu aluno, como você está ensinando e se seus objetivos, que devem ser pensados para os alunos, estão sendo atingidos (caso não estejam, verifique porquê e refaça suas propostas de acordo com as necessidades);
- ouça tudo e todos pois é dos alunos que as dúvidas surgirão ou a real medida do ritmo cadenciado por você para ensiná-los.
Durante, o desenvolvimento do nosso planejamento precisamos deixar
os nossos conteúdos bem claros, para facilitar a comunicação e
compreensão. Segundo Zabala (2006), os conteúdos podem ser
classificados em quatro categorias, são elas:
- Factuais (aprendizagem de fatos) - onde o indivíduo aprende por memorização ou repetição verbal.
- Conceituais (aprendizagem de conceitos e princípios) - relacionado diretamente a busca de informações para melhorar o conteúdo.
- Procedimentais (aprendizagem de procedimentos) - é a aprendizagem das ações necessárias para a realização de algo. Sendo, uma investigação autônoma e observação direta de cada indivíduo.
- Atitudinais (aprendizagem de atitudes) - estão relacionados com a socialização, cooperação e a inserção do indivíduo no seu meio social e cultural.
Lembre-se, portanto, que a função dos procedimentos e
estratégias de ensino e aprendizagem é auxiliar o processo de
reconstrução do conhecimento pelo aluno! Antes de selecionar
quais os procedimentos que serão utilizados durante as aulas,
verifique alguns critérios que podem facilitar o
desenvolvimento dos mesmos:
- Adeque-se os objetivos propostos ao processo educacional
- Verifique as condições físicas existentes na unidade escolar e o tempo que você terá disponível para realizar as atividades.
- Compreenda qual o conhecimento que você espera que seja construído no seu alunos e qual tipo de aprendizagem.
- Verifique os níveis de conhecimento da sua turma, as características físicas dos alunos, a idade mental de cada um, os interesses e quais são suas expectativas de aprendizagem ao realizar esse procedimentos.
Examinação compreende a prática de aplicar exames e atribuir
notas, enquanto avaliação compreende a prática de avaliar os
conhecimentos adquiridos pelos alunos. Os três tipos de
avaliações que devemos fazer constantemente em nossos alunos
são: diagnóstica, formativa e somativa. Cada uma delas fornece
dados específicos para trabalharmos e solucionarmos os
problemas em momentos específicos, elas são complementares.
MATERIAL COMPLETAR RECOMENDADO
Educação Hoje: Questões em Debate
Artigo da professora Vera Candau A Didática em questão. Edição
2014
Livro: Tecnologia da Informação para Todos - Coleção Entenda e Aprenda
Livro: Curso de Didática Geral - Regina Célia Cazaux Hait
Vídeo A didática de Comenius
REFERÊNCIAS
NAGY, Ana Cláudia Barreiro; GENGHINI, Edna Barberato. Didática
do Ensino Superior e Produção de Conteúdo para Educação a
Distância. Apostila UNIP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário