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25 maio 2020

Didática do Ensino Superior e Produção de Conteúdo para EAD - Unidade 01


INTRODUÇÃO
Atualmente as universidades e escolas  estão cada vez, inserido mais metodologias EaD em suas aulas, como apoio para facilitar a aprendizagem do conteúdo pelos estudantes, alguns exemplos de tecnologias usadas são: blogs, videoblogs, sites, AVAs, telefones, etc. Mesmo que alguns estudantes e professores ainda estejam estranhando essa inserção, é importante mostrarmos para eles que essa é a nova realidade, as aulas estão caminhando para serem cada vez mais virtuais, isso não significa que os estudantes não terão acompanhamento de um professor.

“Mestre é aquele que, de repente, aprende” (GUIMARÃES ROSA, 1956 p. 16)
O livro-texto está organizado em quatro grandes capítulos bem explicativos e exemplificados, para facilitar cada vez mais o seu aprendizado, são eles.
Unidade 1 - A Didática e a Docência
Unidade 2 - EaD
Unidade 3 - Fazendo EaD Acontecer
Unidade 4 - Ensino Presencial

Unidade 1 - Didática e a Docência
Didática é uma arte de ensinar ou orientar na aprendizagem de outra pessoa. Técnica de dirigir  a aprendizagem, também conhecida como Processo de Ensino Aprendizagem. Vamos conhecer agora o que pensam dois grandes estudiosos sobre o assunto:
Comenius, afirma que didática é: “um método universal de ensinar a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados”. 
Ainda pensando, sobre o significado da palavra didática, vários educadores e pesquisadores estão procurando meios de melhorarem o ensino para os nossos alunos, e segundo a professora pós-Doutora Vera Maria Ferrão Candau, afirma:

“a didática precisa ser pensada como “uma reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica” (2012,p. 29)

Planejamento em EaD – Objetivos, conteúdos, procedimentos e avaliações
Um planejamento de aula precisa ser minuciosamente pensando, organizado. Ser e planejado para que tudo dê certo, isso não quer dizer que não irão acontecer imprevistos mas, com um roteiro detalhado será mais fácil reorganizar nesse momento mas, para isso, o seu planejamento precisa ser flexível. 
Ser flexível é preparar um material que possa ser alterado sempre que der algum imprevisto, é ter um material reserva para uma eventualidade como: os alunos não compreenderam completamente o conteúdo e preciso explicá-lo de uma maneira mais fácil, preciso ter materiais extras. Se caso planejou passar um vídeo durante a aula mas, não tem energia na escola e os alunos precisam ver aquele conteúdo, em um planejamento bem elaborado você terá algum plano B, C ou D para utilizar nesse momento É fundamental que você prepare um material e:
considere sempre o que os alunos já sabem até o momento e a relevância do conteúdo que será trabalhado:
  1. faça avaliações diagnósticas e formativas frequentemente;
  2. tenha sempre em mente quem é seu aluno, como você está ensinando e se seus objetivos, que devem ser pensados para os alunos, estão sendo atingidos (caso não estejam, verifique porquê e refaça suas propostas de acordo com as necessidades);
  3. ouça tudo e todos pois é dos alunos que as dúvidas surgirão ou a real medida do ritmo cadenciado por você para ensiná-los.
Durante, o desenvolvimento do nosso planejamento precisamos deixar os nossos conteúdos bem claros, para facilitar a comunicação e compreensão. Segundo Zabala (2006), os conteúdos podem ser classificados em quatro categorias, são elas:
  • Factuais (aprendizagem de fatos) - onde o indivíduo aprende por memorização ou repetição verbal.
  • Conceituais (aprendizagem de conceitos e princípios) - relacionado diretamente a busca de informações para melhorar o conteúdo.
  • Procedimentais (aprendizagem de procedimentos) - é a aprendizagem das ações necessárias para a realização de algo. Sendo, uma investigação autônoma e observação direta de cada indivíduo.
  • Atitudinais (aprendizagem de atitudes) - estão relacionados com a socialização, cooperação e a inserção do indivíduo no seu meio social e cultural.
Lembre-se, portanto, que a função dos procedimentos e estratégias de ensino e aprendizagem é auxiliar o processo de reconstrução do conhecimento pelo aluno! Antes de selecionar quais os procedimentos que serão utilizados durante as aulas, verifique alguns critérios que podem facilitar o desenvolvimento dos mesmos:
    • Adeque-se os objetivos propostos ao processo educacional
    • Verifique as condições físicas existentes na unidade escolar e o tempo que você terá disponível para realizar as atividades.
    • Compreenda qual o conhecimento que você espera que seja construído no seu alunos e qual tipo de aprendizagem.
    • Verifique os níveis de conhecimento da sua turma, as características físicas dos alunos, a idade mental de cada um, os interesses e quais são suas expectativas de aprendizagem ao realizar esse procedimentos.
Examinação compreende a prática de aplicar exames e atribuir notas, enquanto avaliação compreende a prática de avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Os três tipos de avaliações que devemos fazer constantemente em nossos alunos são: diagnóstica, formativa e somativa. Cada uma delas fornece dados específicos para trabalharmos e solucionarmos os problemas em momentos específicos, elas são complementares.

MATERIAL COMPLETAR RECOMENDADO
Educação Hoje: Questões em Debate

Artigo da professora Vera Candau A Didática em questão. Edição 2014

Livro: Tecnologia da Informação  para Todos - Coleção Entenda e Aprenda

Livro: Curso de Didática Geral - Regina Célia Cazaux Hait

Vídeo A didática de Comenius

REFERÊNCIAS
NAGY, Ana Cláudia Barreiro; GENGHINI, Edna Barberato. Didática do Ensino Superior e Produção de Conteúdo para Educação a Distância. Apostila UNIP.

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